Jornal COMBATE - 2 publicações Vosstanie Editions

Jornal COMBATE - 2 publicações Vosstanie Editions
Jornal COMBATE - Vosstanie Editions

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

«A Sementeira», do arsenalista Hilário Marques

"O presente trabalho é uma pequena monografia, simultaneamente, de uma publicação anarquista importante a vários títulos e do homem, do militante que foi o seu principal impulsionador. 
A história da primeira não seria cabalmente compreendida desconhecendo ou menosprezando a história do segundo. E esta será utilmente iluminada por um olhar analítico mais rigoroso sobre aquela.Por outro lado, quisemos tentar apanhar o actor principal sob o focode três projectores distintos: o que põe em evidência a sua actividade profissional; o que descreve a sua trajectória militante; e um terceiro que entreabrisse a porta a comportamentos menos públicos. 
A Sementeira é o título da revista de propaganda e doutrina anarquista mais dura doura do primeiro quartel deste século. E é também o grande empenho militante, a «obra-prima» de Hilário Marques. Mas, simultaneamente, é apenas um período e um aspecto da vida de um homem que entendia esta como uma «sementeira» mais vasta: de conhecimentos, de atitudes, de exemplos práticos. 
É das condições, da coerência e das contradições deste projecto queaqui procurámos dar conta."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.