Jornal COMBATE - 2 publicações Vosstanie Editions

Jornal COMBATE - 2 publicações Vosstanie Editions
Jornal COMBATE - Vosstanie Editions

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

As Armas e o Povo [1975] - Ultra HD de restauro em 35

As Armas e o Povo [1975]

As Armas e o Povo (1975) é um documentário português de longa-metragem, no qual são ilustrados os primeiros seis dias da Revolução dos Cravos.

É um filme colectivo realizado e produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, por iniciativa do Sindicato Nacional de Profissionais de Cinema que retrata o período vivido entre o dia 25 de Abril de 1974, data em que se dá a revolução portuguesa e o 1º de Maio (Dia do Trabalhador) desse ano.

As filmagens ficam a cargo de vários realizadores portugueses aos quais se junta o realizador brasileiro Glauber Rocha que se encontrava exilado na altura. Dividem-se em 10 equipas saem para a rua onde acompanham os acontecimentos do primeiro 1 de Maio (Dia do Trabalhador) pós-revolução.A estas filmagens juntam imagens captadas a partir do 25 de Abril. 

Estreia no Teatro Rosa Damasceno, em Santarém, em Novembro de 1977.

 
 
Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica • 2020 Cinemateca Portuguesa 81 min + 40 min (complemento) • 1 DVD; digitalização Ultra HD de restauro em 35 mm conservados pela CP-MC; 1 documentário SOBRE AS ARMAS E O POVO (2019), assinado por Manuel Mozos, assinalando a produção deste documentário histórico; 1 brochura ilustrada de 76 páginas com textos em português e inglês com ensaios inéditos de Paulo Cunha, Mickäel Robert-Gonçalves & Ismail Xavier • Edição do DVD disponível na Livraria Linha de Sombra • Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinem.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.