A HISTÓRIA DO ATENTADO A SALAZAR, OCORRIDO A 4 DE JULHO DE 1937, nunca foi totalmente revelada ao público. A imprensa da época, embora desse o necessário relevo ao atentado, veiculou informações falsas.
Os factos, os autores do atentado e as fotografias então apresentadas estão longe de corresponder à verdade. O regime de Salazar queria fazer crer que o atentado tivera origem numa bem estruturada organização política.
A realidade era muito diferente. Mesmo depois do 25 de Abril, a imprensa persiste em não lançar luz sobre o que realmente se passou. Inconscientemente ou não, continua-se a ocultar ao público a luta subterrânea que se desenvolveu nos piores tempos do regime salazarista.
Este livro revela o que efectivamente foi atentado a Salazar: Quem o escreve é Emídio Santana, um dos autores do atentado.
A História de Um atentado não é só um relato factual. O leitor compreenderá os verdadeiros motivos que levaram um punhado de homens resolutos e quase sem meios (e numa época em que a repressão fascista não era só uma frase demagógica, mas a realidade) a lançarem-se num empreendimento que, se bem sucedido, poderia ter alterado completamente curso da história em Portugal. Um livro que vai tornar-se' num documento para a história da luta anti-salazarista em Portugal, já que relata e analisa um período muito importante dessa história. Uma obra que se lê com a facilidade dum bom romance, mas que é um verdadeirõ documento sobre toda uma época da vida de um país.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.