Antologia
imprensa operária
portuguesa, 1837-1936
portuguesa, 1837-1936
União Geral de Trabalhadores, 1984 - 412 pages
Essa antologia da impressa operaria portuguesa pretende proporcionar ãos militantes sindicais e ãos leitores uma amostragem significativa do orgãos de impresa que, entre 1837 et 1932, procuraram reflectif o quotidiano, as opiniões e os esforços organizativos do trabalhadores portugueses e daqueles que, de uma forma ou de outra, com eles colaboraram.
Não é uma obra academica ou destinada a um publico restrito, mas nem por isso de dispensou o rigor que devera sempre ser inerente a qualquer trabalho que se prenda serio. Não se pretendeu antologiar, exaustivamente, toda a impressa operaria e sindical compreendida pelas datas em referência.
Um criterio presidiu a selecção e organização desta antologia: fazer incidir o esforço principal sobre os orgãos de imprensa escrita que maior importancia tiveram no movimento operario e sindical.
Importancia, não so porque mais directamente ligados as organizações e ao quotidiano dos trabalhadores portugueses, mas tambem porque, tais orgãos de imprensa antologiados, forma determinantes nos momentos de viragem e de transformaçao do movimento sindical e operario.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.